quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Swapper - Faça um swap no seu Android e tenha mais memória RAM livre

23

 Requerimentos: Android 1.6 ou superior e acesso root.




Pelo que vejo, muitos usuários ainda tem problemas com seus aparelhos ppor conta da falta de memória RAM, pode ser em jogos, navegando ou em aplicativos muito pesados. Eu também sofro disso, por isso estou aqui pra falar pra vocês do Swapper, ele cria uma partição em seu catão SD e joga parte dos processos do sistema ou pouco usados para esta, assim liberando mais memória RAM para seu dispositivo.


Seu funcionamento é extremamente simples, basta instala-lo, se compatível com seu Smartphone, você poderá escolher o tamanho reservado para o Swap (não recomendo valores maiores do que 256mb), depois basta cria-lo e colocar pra iniciar no boot caso queiram, assim, toda vez que você iniciar o Android, ele já iniciará automaticamente o Swap.

Download

23 comentários:

Elson disse...

bom dia. instalei o aplicativo no meu lg p698f. já tenho root e diversos aplicativos que precisam do root funcionam perfeitamente bem... mas para o swap ele sempre nega o root. o que pode ser isso?

Alisson Deyvisson disse...

Quando você quis dizer que ele nega o root, o que quis dizer exatamente com "nega"? O Swap não é feito, é isso? Se for isto, bem, o swap nem sempre é feito, a ROM juntamente com o Kernel do Android devem aceitar esta função, além disso, o cartão de memória deve ser de uma determinada classe que não me lembro no momento, mas no geral é aceito. Verifique se sua ROM aceita swap ok? Qualquer outra dúvida, por favor, pergunte.

skinworld disse...

Olá,

Sou novo nisto, mas já desbloqueei a ROM com S-OFF e Superuser no meu HTC Explorer, e com o Rom Manager criei uma partição com 512MB (EXT3 julgo) e com 64MB de RAM. Na altura andava a esplorar e não sabia dos problemas que iria ter no futuro. Tudo correu bem, não mudei a ROM, mantive a original e consegui remover os apps superfolos da HTC e Vodafone (incluindo desbloqueio do equipamento). O Equipamente estava mais rápido, ganhou memória interna e deixei de ter problemas de memória porque os 512MB permitiram-me instalar muitas aplicação e guardar todos os back ups à medida que ia limpando e melhorando a ROM. O problema é que os 512MB acabaram, tenho memória no telefone e ele rola muito bem mas preciso de mais memoria, pelo menos de 1GB. Foi então que descobri este programa mas não sei o que fazer com ele. O meu cartão é de 4GB e com algumas musicas só me restam 500MB, por isso comprei um cartão de 16GB para não ter mais problemas de futuro. Li que este programa não precisa de partição, ou seja ele cria algo virtual no inicio do sistema, certo? aconselham-me a usar este programa para resolver o meu problema, ou será melhor usar o mesmo processo que usei da primeira vez (com o ROM manager) mas com tamanhos diferentes (1GB no caso). estou um pouco perdido admito, se me puderem ajudar agradeço!

skinworld disse...

Ah! E já agora informo que com o metodo que utilizei da primeira vez para criar partição, não consigo ver nem ter informação da nova drive de 512MB, apenas tenho o aviso do sistema quando a memória fica cheia (com 10MB ou menos), mesmo com o Root explorer não é possível saber a memória disponível.

skinworld disse...

Comprei um 16 GB class 4, procurei um class 6 (que não é mais rápido que os outros, mas apenas arranca sempre com o mínimo de 6MBps o que o torna mais eficiente) Julgo que o meu android não trabalha com velocidades superiores, nem no arranque nem durante as transferências, por isso achei que este seria suficiente, espero que sim.

skinworld disse...

Há uma forma super complicada de particionar o Cartão SD com mais de 512MB, pois o ROM Manager não permite mais do que 512MB e 64MB* de RAM (*se não estou em erro)dai eu estar à procura de uma solução diferente, mais fácil, mas que seja igualmente eficiente. É triste que produzam equipamentos com tão escassa memória e depois ainda dificultem as pessoas de melhorias, mas já ouvi dizer que o Linux é mais simples e fácil do que as marcas fazem crer. Obrigado e agradeço também o tópico e a ajuda.

Abraço

skinworld disse...

Boa noite,

Mais uma vez aqui estou, desta vez para partilhar uma experiência. Duas coisa em primeiro lugar,

-continuo a não ter acesso à informação da memoria das partição no SD. Se conhecem algum bom programa para poder visualizar informem-me.

-O swapper não me disponibiliza formatação EXT, apenas me fornece a opção FAT.

No Rom Manager, se seleccionarem a opção "Reboot into Recovery" e após o telefone desligar e abrir nas opções avançadas, selecionando a opção "avançadas" (advanced), "particionar SD" (Partition SD), temos a possibilidade de criar partição até 4GB (será isto aconselhavel para um telefone como o HTC Explorer? Não será demais). Então, e antes de instalar o meu novo cartão de SD 16GB (4), resolvi experimentar com o meu velho SD 4GB (4) e criei uma partição de 2GB com 256MB de RAM que é o máximo que o Boot Loder disponibiliza. Bem, o resulta é muito bom, na aplicação Google Maps já não tenho de esperar para ir de Portugal ao Brasil, é rápido, na leitura da loja Aptoid que costuma demorar 15 a 20 segundos, (loja de software grátis com mais de 4000mil apps) não notei grandes diferenças. A grande novidade para mim vem agora, instalei o swapper e resolvi experimenta-lo, sei que já tenho uma memória extra de 256MB, não sei que é possivel ter outra mas o que é facto é que criei uma memória RAM no Swapper de 512MB FAT e ai sim, notei com mais evidencia a fluidez do telefone. Não sei se fiz bem ou mal, o facto é que está tudo operacional e o telefone super rapido e com 2GB de memória.

skinworld disse...

Acho que nunca vi um android tão rápido. Mas como vos disse antes eu sou novo nisto e tenho medo de estar a fazer asneira :-). Por isso agradeço que me informem caso algo esteja em perigo! Obrigado

Alisson Deyvisson disse...

Não estaras em perigo, o swap funciona de forma tranquilabpara o Androi mas, este processo diminue um pouco a vida útil do cartão de memória, já que ele irá ser usado com mais frequência.

Alisson Deyvisson disse...

Podes usar a partição FAT tranquilamente do swapper, com ele, não precisa nem mesmo fazer a ext caso não esteja disponível no aplicativo, ou seja, não é preciso fazer a partição que criastes no boot.

Raphael disse...

Olá, instalei o programa em meu xperia neo, ele tem 8Gb no SD, criei uma memória de 500mb, mas ela não aparece nos indicativos de tamanho de memória ram no sistema, como no menu de configurações ou em outros aplicativos que mostram informações do sistema. Isso é normal?

Alisson Deyvisson disse...

Sim, pode ser normal mas, conheço um app que mostra, chama-se Quick System info pro, ele é grátis no Google play e além disso dá muitas informações.

@juniiormota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
@juniiormota disse...

de quantos gigas é o seu cartão sd com swapper de 512mb ?

Rodrigão disse...

eu perco a garantia do celular fazendo isso ?

Alisson Deyvisson disse...

Não por este procedimento, mas sim pelo root. Em caso de qualquer problema, é só retirar o root que a garantia volta a ser válida.

Jesus Brito disse...

Cara, no meu só aparece a opção SD CARD FAT PARTIITON. O que pode ser? Valeu, abraço.

Iza Gomes disse...

O meu nao está pegando quando instalo o swapper mostra como se nao tivesse nenhum cartao instalado eu tenho o superuser e o root explorer.Me ajudem!!Porem as coisas que tem no cartao consigo visualizar como fotos,jogos,app musica

Alisson Deyvisson disse...

Com o seu cartão, só esta opção está disponível mas, pode fazer tranquilo....

Alisson Deyvisson disse...

Iza, qual aparelho é o seu? Pode ser que o kernel do seu Android não dê suporte a swapp, nesse caso, só mesmo se você quiser trocar o kernel ou a ROM quem venha com um novo Kernel.

Anônimo disse...

O programa não reconhece o cartao, o que devo fazer? O android é o 2.3.3
versao do kernel
2.6.35.7infoTM
godi@ubuntu#1


modelo tablet m7206

grato.

Alisson Deyvisson disse...

Pode ser que seu Kernel não dê suporte a Swap, neste caso, só mudando a ROM ou Kernel.

Anônimo disse...

bem eu instalei mas não tive exito n aconteceu nada depois q eu dei "save" commo posso resolver o problema?

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting